quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ABC dos sentimentos

Tristeza - Dor - Inveja - Orgulho - Ódio - Mentira


Todos esses sentimentos são inutéis.
Para mim ambos não existem. Quando nos sentimos tristes é somente porque a Felicidade nos despitou naquele longo caminho. Esses sentimentos são o único caminho para fugir e adiar a Verdade. Envelhecem-nos e trazem a "doença" para a alma.

Conduzem todos à Morte, de uma maneira ou de outra.

1 comentário:

Bazil disse...

A única coisa que me ocorre em relação a isto é... não. nem todos são sentimentos. Vamos a cada uma destas palavras que mencionas...

-Tristeza: necessária. O (sim) sentimento de que algo está mal, algo magoa, algo nos rói por dentro e nos faz querer chorar. Infelizmente é necessário para nos recordar que por vezes fazemos coisas que poderão fazer outros sofrer. Ou para nos humanizar, quando alguém nos faz mal.

-Dor: Necessária. As pessoas da nossa sociedade são algo... cruéis. A dor e a maneira de nós dizermos a nós próprios que isto não pode ser assim ou isto não devia ser assim. Se pensares em algo mais físico, a dor é a reacção do teu corpo que te impele a protegeres-te. A psicológica funciona da mesma maneira.

-Orgulho: necessária até certo ponto. Há alturas em que temos de o engolir e dar o braço a torcer, outras que é ele que nos ajuda a definir quem somos. O importante é perceber quando é demais e a menos.

Inveja: muito pouco necessária. Era para considerar desnecessária mas lembrei-me que há algumas pessoas que só evoluem e tentam quando alguém obtém algo que elas querem. Mas deve ser substituída sempre por uma vontade de chegar mesmo sem outros o terem feito.

Mentira: desnecessária. Por mais que a verdade doa, num prazo de tempo maior vai sempre doer menos. Um exemplo simples: numa relação, se houver algum tipo de traição, se houver honestidade e sentimentos, há uma possibilidade de se corrigirem erros. A maioria das pessoas que mente e é descoberta posteriormente acaba sozinha. Este simples exemplo chega para perceber. Eu respeito muito mais uma pessoa que me diz "não te consigo suportar" do que uma que diz que gosta muito de mim e nas minhas costas me dá facadas.

Ódio: desnecessária. O sentimento que destrói pessoas e vidas inteiras, que incita vinganças e mortes. Quantos crimes de ódio não foram já cometidos? Há que haver maus sentimentos para nos proteger de algumas coisas (sim, às vezes precisamos deles) mas nunca um que nos leve a retirar/destruir algo que não podemos devolver: uma vida.